terça-feira, 11 de agosto de 2009

Vc dá importância para sua respiração?


Respiração


A boa respiração é essencial a uma saúde vibrante. Através da respiração, conseguimos o oxigênio para manter aceso o fogo do nosso metabolismo, e isto nos assegura a energia de que precisamos. Mais oxigênio cria um fogo mais quente e produz mais energia.
Um animal ou uma criança pequena respiram corretamente e não precisam nem de instrução nem de ajuda para fazê-lo. Os adultos, no entanto, tendem a apresentar padrões desorganizados de respiração, devido a tensões musculares crônicas, que distorcem e limitam a respiração. Essas tensões são o resultado de conflitos emocionais que se desenvolveram ao longo do seu crescimento.
Exercícios de respiração ajudam um pouco, mas não fazem nada para reduzir a tensão e restaurar o padrão respiratório natural. É preciso entender esses padrões de respiração natural e saber por que eles se desorganizam; é preciso aprender como liberar as tensões que desviaram o padrão respiratório do seu natural.
O padrão de respiração relaxada (quando a pessoa não se encontra em estado de grande esforço ou forte emoção) é para baixo e para cima na inspiração (inalação de ar). O diafragma se contrai e desce, permitindo a expansão dos pulmões. O abdômen se alarga através de um movimento para fora das paredes do mesmo, para dar espaço ao movimento descendente dos pulmões. A contração do diafragma também levanta as costelas inferiores, cujo movimento é acompanhado pela contração dos músculos intercostais (aqueles que ligam uma costela a outra). O peito também se expande para fora neste processo, mas a respiração relaxada é predominantemente abdominal, não tanto torácica. Nesta respiração, a pessoa toma o máximo de ar para um mínimo esforço.
A respiração saudável é uma ação do corpo todo; todos os músculos do corpo estão envolvidos, em algum grau. Isto é especialmente verdadeiro para os músculos pélvicos profundos que giram suavemente a pelve para trás e para baixo durante a inspiração, para alargar o ventre, e então giram-na para frente e para cima, a fim de diminuir a cavidade abdominal durante a expiração. Este movimento da pelve para frente é auxiliado pela contração dos músculos abdominais. A expiração, contudo, é um processo basicamente passivo, melhor exemplificado por um suspiro.
Nós devemos pensar em movimentos respiratórios como ondas. A onda inspiratória começa fundo na pelve e flui para cima, até a boca. A garganta é especialmente importante; num número excessivo de pessoas, contudo, ela está severamente contraída ou comprimida para abafar sensações e sentimentos, particularmente a vontade de chorar e gritar. É muito comum no trabalho bioenergético acontecer que, após a pessoa ter chorado bastante, sua respiração se torne mais profunda e fácil. Permitir-se soluçar libera a tensão na garganta e também abre o ventre.
A expiração induz ao relaxamento de todo o corpo. Você libera o ar retido nos pulmões e, neste processo, libera toda e qualquer outra retenção. As pessoas que têm medo de se soltar apresentam dificuldades para uma expiração. Mesmo depois de uma expiração forçada, seu peito permanece um pouco inflado.


Alexander Lowen e Leslie Lowen (trechos do livro: “Exercícios de Bioenergética- O caminho para uma saúde vibrante”. Ed. Ágora, 1985)

Nenhum comentário:

Postar um comentário